Campanha novembro azul conscientiza sobre a importância da saúde do homem. Prefeitura Municipal de Demerval Lobão
20/11/2017
Campanha novembro azul conscientiza sobre a importância da saúde do homem.

A campanha novembro azul, é o mês de conscientização pela Saúde do homem e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo tipo oncológico mais comum entre os homens. A programação da campanha teve início na última segunda-feira, dia 20, na Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Nova. Um mutirão será realizado na quinta-feira, dia 23, no bairro Piaçava e no dia 29 será a vez do Centro de saúde mãe Dita, no centro da cidade receber as ações do mutirão. Serão realizadas avaliações com teste rápidos de HIV, sífilis, glicemia, e consultas odontológicas. Todos os homens com mais de 50 anos devem fazer o exame e aqueles a partir de 45 anos, também podem realizar a prevenção.

No Piauí, são 19 casos a cada cem mil habitantes. No entanto, muitos homens não realizam exames preventivos por medo ou preconceito. A campanha pretende conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção da saúde e dar orientações sobre diabetes, hipertensão, obesidade, câncer de próstata, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado a doenças crônicas e prevenção de violência e acidentes.