Lançamento do projeto Cidadania Jovem acontece na câmara municipal. Prefeitura Municipal de Demerval Lobão
01/04/2019
Lançamento do projeto Cidadania Jovem acontece na câmara municipal.

Foi lançado na noite dessa sexta feira,29 de março, na câmara municipal de Demerval Lobão, o projeto Cidadania Jovem. O projeto foi criado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), e e? realizado em parceria com a empresa Bayer, e com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Sau?de (Conasems).

A ação, nasceu da necessidade de atenc?a?o especial para meninos e meninas, com idades de 12 a 15 anos, que estão em situac?a?o de vulnerabilidade social, fase em que esta?o mais sujeitos a ha?bitos e deciso?es que podem comprometer as etapas subsequentes de suas vidas.

O foco e? promover a sau?de, entendida como qualidade de vida. Ou seja, oferecer aos adolescentes conhecimentos importantes para o bem-estar fi?sico, mental, emocional e psicossocial que e? necessa?rio para enfrentar a conturbada transic?a?o da infa?ncia para a vida adulta, levando em conta todo o contexto em que eles vivem.

Por ser este um projeto de educac?a?o na?o formal, fora curri?culo escolar, o trabalho sera? realizado por meio de oficinas com diferentes atividades arti?sticas, culturais e esportivas, que dara?o as oportunidades de expressa?o, convi?vio e aprendizado de valores que possam contribuir para o protagonismo dos jovens na construc?a?o da cidadania e dos seus projetos para o futuro.

Sa?o os monitores previamente capacitados pelo projeto que conduzira?o essas oficinas aos sa?bados, sempre com apoio e acompanhamento da equipe do Ipads na elaborac?a?o e no desenvolvimento das atividades, ale?m de avaliac?o?es perio?dicas do andamento dos trabalhos para o constante aprimoramento do projeto.

O prefeito municipal Luís Gonzaga de Carvalho Junior,a secretária de saúde Andréia Cavalcante, o presidente da Câmara municipal, vereador Mavilson Veloso, vereador Deildo Alves,e o secretário de infraestrutura Edivan Matos, participaram da solenidade, que teve a Dra Maria Helena Dias e a pedagoda Maria Helena Sá, como capacitadoras dos instrutores nos municípios. Cinco municípios brasileiros terão o projeto. São eles: Pedreiras, São Paulo, Cascavel, Paraná, Aparecida de Goiânia, Rio Preto da Eva, Manaus e DEMERVAL LOBÃO,no Piauí. Recebemos instrutores de Teresina, Beneditinos, lagoa do Piauí, Curralinhos, Capitão Gervásio e Inhumas. Até dia 30 de março, a ação segue ação na câmara municipal de Demerval Lobão.