Secretaria de Saúde realiza caminhada Outubro Rosa Prefeitura Municipal de Demerval Lobão
30/10/2018
Secretaria de Saúde realiza caminhada Outubro Rosa

A Prefeitura de Demerval Lobão e a Secretaria de Saúde promoveram hoje a Caminhada do Outubro Rosa e reuniu várias  pessoas que, após exercícios de alongamento no galpão localizado ao lado da sede da prefeitura, caminharam até o ginásio poliesportivo da cidade.  Lá todos os participantes foram, recepcionados pela equipe da secretaria de saúde com muita festa.

A Secretária de Saúde Andreia Cavalcante, , o Presidente da Câmara Municipal, Deildo Alves, o Pároco da cidade, Wanderley Morais, a Drª Maria da Paz e o Prefeito Junior Carvalho, falaram  sobre a importância de cuidar da saúde e sobre atenção para as formas de prevenção e cuidados com o Câncer de Mama.

A secretária de saúde relembrou da necessidade de atenção sobre a doença e disse que as mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração.

Ainda durante o evento, duas moradoras da cidade Neide Araújo e Socorro, que estão em tratamento contra o câncer de mama também falaram sobre suas lutas. Depois do momento das  palestras, o público participou de uma aula de zumba e em seguida um lanche foi servido.

Sobre a doença: É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde atualmente por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Importância da prática de atividade física: Um estudo, que teve a colaboração do Ministério da Saúde, ainda aponta que álcool, alto teor de açúcar e excesso de peso aumentam a mortalidade em 6,5% por câncer de mama. Ainda segundo o estudo uma em cada dez mulheres vítimas do câncer de mama poderiam ter a vida poupada se praticassem atividade física regularmente, cerca de 150 minutos por semana.